DELEGACIA DE CRIMES VIRTUAIS INVESTIGA FRAUDES COM NOVO VÍRUS

DELEGACIA DE CRIMES VIRTUAIS INVESTIGA FRAUDES COM NOVO VÍRUS

Em mai 23, 2014 in Blog | 0 comments

A Delegacia Especializada na Repressão a Crimes de Alta Tecnologia (Dercat) investiga cerca de dez inquéritos sobre as fraudes provocadas por um vírus que altera número de boletos bancários.

O vírus conhecido comomalwareinterrompe o código de barras fazendo com que o usuário tenha que digitar o número alterado, desviando o pagamento.

A delegada Christiane Vasconcelos informa que as vítimas têm procurado a especializada porque na hora de emitir um boleto, ele tem o direcionamento mudado.

“Às vezes, acontece em um computador que é usado por várias pessoas e ao emitir um boleto de plano de saúde, de faculdade ou de um título de fatura normal o beneficiário é mudado e o dinheiro cai na conta de outra pessoa”, explica a delegada.

A titular da Dercat disse que esse dinheiro sempre vai para conta de alguém e não necessariamente uma pessoa que estaria envolvida no golpe. “No inquérito nós tentamos localizar o beneficiário, que apesar de ser fácil identificar é um pouco demorado por conta da burocracia e a pessoa tem que explicar como recebeu aquele dinheiro”, disse Christiane Vasconcelos que afirma que todos os inquéritos estão em andamento.

Vírus

O vírus malware desabilita softwares de proteção dos bancos, desabilita o firewal do sistema operacional e se instala depois que a máquina é reinicializada.

O Procon recomenda que o antivírus esteja sempre atualizado e em caso de desconfiança relativa à proteção do computador que estiverem utilizando, entrem em contato com a empresa para conferir o número do boleto.

 

Fonte: IDS Ensaios

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>